sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Universitário em Ciências Políticas desabafa

Candidatos a vereança "jogaram sujo" em Maricá


 As eleições 2016 deram o que falar na cidade de Maricá RJ, de compras de votos à 30 urnas sem funcionamentos, além de serem transportadas no ônibus da Viação Nossa senhora do Amparo sem escolta policial.
Os eleitores presentes ficaram revoltados com as falhas das 30 urnas, onde não houve interesse dos funcionários do TRE em ceder cédulas de papel. Compras de votos ocorreram a solta em alguns bairros como: Itaipuaçú, Inoã, São José de Imbassaí, Ponta Grossa, Guaratiba.

Devido a desmoralização da eleição municipal, entrevistamos o universitário em Ciências Políticas e fundador do Movimento Liberta Maricá (MLM), Marllon Leyson.

   MLM: Marllon o que tem a dizer sobre o ultimo dia 02?

Marllon: vou tentar ser o mais pragmático possível, essa eleição foi uma vergonha a nível nacional, cerca de 80% dos candidatos compraram votos as claras, disputavam quem dava o maior lance e o pior, a grande maioria foi eleito.

MLM: Esses tais, eleitos, será que vão verdadeiramente representar os cidadãos maricaenses?

Marllon: Sinceramente acho que teria vergonha de assentar na Câmara, creio que vão representar o seu "próprio bolso". Os candidatos aproveitaram o desemprego dos moradores, usurparam a necessidade da classe mais carente. Conheci famílias que não tinham sequer arroz pra comer e idosos em condições deploráveis.Não estou aqui pra dizer a atitude desses eleitores, mas falando sério, a fome nos obriga tomar atitudes inesperadas.



MLM: E as 30 urnas eletrônicas que falharam?

Marllon: Falhas acontecem, o TRE pecou em não ceder as cédulas de papel, esses eleitores estão revoltados e com razão, vamos o próximo episódio dessa novela (risos).

MLM: O que espera do governo do futuro prefeito Fabiano Horta?

Marllon: Espero que o Fabiano traga empregos com salários dignos para cidade, Maricá é cidade dormitório e muitos dos pais que trabalham "fora" só veêm seus filhos nos finais de semana. Também espero que o novo hospital trate seus pacientes com dignidade e que o Esporte preencha o dia a dia de nossas crianças e adolescentes para não haja lugar para violência.

Marllon Leyson é universitário em Ciências Políticas pela universidade Uninter e fundador do Blog Movimento Liberta Maricá.



Postado por Ludovico Carvalho (membro do MLM)...   





segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleitores de Maricá alegam "muitos venderam o voto"

Candidatos compraram votos


Infelizmente a "velha" prática política contaminou a nossa sociedade, de acordo com cidadãos maricaenses, muitos eleitores se venderam nesse último dia 02 de outubro, onde puxadores de votos aliciaram os eleitores em Guaratiba, Cordeirinho, Centro,São José, Inoã e Itipuaçú.  Em 2017 a Câmara dos vereadores conta com os 17 vereadores eleitos para legislar em favor dos cidadãos.

"Maricaenses elegeram alguns vereadores corruptos" disse um eleitor revoltado.


POR MARLLON LEYSON

Fabiano Horta (PT) foi eleito Prefeito de Maricá

PT mantém a liderança na prefeitura de Maricá


Com 39.128 votos válidos, Fabiano Horta do Partido dos Trabalhadores PT, foi eleito pela maioria dos cidadãos Maricaenses. Seu maior cabo eleitoral, prefeito Quaquá, já acreditava no resultado da vitória.
A comemoração PTista ocorreu no Centro da Cidade e segundo os eleitores presentes foi uma mistura de "carnal com ano novo", fogos, musicas e gritos.

Fabiano Horta e seu vice Marcos Ribeiro

Em segundo lugar aparece Carolino Santos (PDT) com 940 votos válidos e em terceiro lugar Bia do PSOL com 641 votos. O candidato Marcelo Delaroli (DEM) estava indeferido, porém contabilizou 33.380 votos.

A cidade teve abstenção de 19,59% : 19.845 dos 101.282 eleitores não compareceram as urnas. Além disso foram 1880 votos brancos e 38.848 nulos ou anulados (47.70%) .