sábado, 5 de novembro de 2016

O sol aparece para os Maricaenses nessa segunda feira, porém...

Teremos uma semana com céu nublado 





Como diz um antigo ditado; sol e chuva, casamento de viúva. Assim será nossa semana do dia 07 a 11 de Novembro de 2016 de acordo com o CPTEC INPE, bastante nebulosidade e temperaturas variáveis de 30 a 34 ºC.

Pra que gosta de fazer aquela caminhada no final da tarde, tome cuidado, pois está previsto pancadas de chuvas com incidência de raios na terça, quarta e sexta feira.


Já curtiu a nossa página no Facebook?







Editado por Marllon Leyson

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dia da Reforma Protestante, evangélicos comemoram 499 anos

Pastor da Igreja Reformada Presbiteriana de Maricá fala sobre a Reforma de Martinho Lutero 


A esquerda imagem ilustrativa do reformador Marinho Lutero



Em comemoração dos 499 anos de Reforma Protestante, 31 de Outubro de 2016, o Movimento Liberta Maricá entrevista Pastor da Igreja Reformada Presbiteriana de Maricá. 

"Fiz questão de entrevistar um Pastor Presbiteriano, pois sua denominação é uma das matriarcas das igrejas evangélicas que mesmo ao longo dos séculos, mantém sua postura e regra de fé" Marllon Leyson 


Veja a entrevista completa :




Leia o resumo da História do Reformador:
Martinho Lutero nasceu em Eisleben, cidade da Saxônia, Alemanha, no dia 10 de novembro de 1983, de origem humilde,  seu pai Juan Lutero trabalhava nas Minas para sustentar sua família. Juan  não desejando o seu ofício para seu filhoCedo, aos 5 anos, Lutero começou a estudar latim em uma escola local. Já aos 12 anos, foi aluno de uma escola de uma irmandade religiosa em Magdeburgo. Em 1505 recebeu grau de Mestre em Artes da Universidade de Erfurt, e em 1505 e começou a estudar Direito. 

Ao andar certo dia pelos campos, foi lançado ao solo por um raio, enquanto um amigo morreu ao seu lado. Este fato afetou-o de tal modo que, sem comunicar o seu propósito a algum de seus amigos, retirou-se do mundo e enclausurou-se junto à ordem dos eremitas de Santo Agostinho.
Dedicou-se ali à leitura das obras de Santo Agostinho e dos escolásticos; porém, ao vasculhar a biblioteca, encontrou, acidentalmente, uma cópia da Bíblia latina que jamais havia visto antes. Esta atraiu poderosamente a sua curiosidade; leu-a ansiosamente e sentiu-se atônito ao perceber que apenas uma pequena porção das Escrituras era ensinada ao povo.

Em 1517 Leão X passou a cobrar indulgências (comercialização de posses no céu) com finalidade da construção da Catedral de São Pedro em Roma. Houve muito escândalo em Roam, tal que inflamaram Lutero.

Por esta razão, na véspera do dia de todos os santos, em 31 de outubro de 1517, fixou publicamente, na igreja adjacente ao castelo naquela cidade, as noventa e cinco teses contra as indulgências, onde desafiava a qualquer que se opusesse a elas, fosse por escrito ou por debate oral. As proposições de Lutero acerca das indulgências haviam sido publicadas há pouco, quando Tetzel, o frade dominicano comissionado para a sua venda, manteve e publicou suas teses em Frankfort, que continha um conjunto de proposições diretamente contrárias às de Lutero. Fez ainda mais: agitou o clero de sua ordem contra seu companheiro; considerou-o, do púlpito, um anátema e herege condenável, e queimou em público as suas teses em Frankfort. As teses de Tetzel também foram queimadas em Wittenberg, como reação, pelos luteranos. Porém o próprio Lutero negou ter parte nesta ação.


Em 1518, Lutero, ainda que dissuadido disto por seus amigos, porém, para mostrar obediência à autoridade, foi ao mosteiro de Santo Agostinho em Heidelberg, onde havia uma assembléia reunida; ali manteve, no dia 26 de abril, um debate sobre a “justificação pela fé”, que Bucero, o qual na ocasião estava presente, tomou por escrito, e comunicou-a posteriormente a Beatus Rhenanus, sem poupar as maiores críticas. 

 Temendo ser preso, fugiu de Augsburgo. As idéias de Lutero logo encontraram adeptos em todas as regiões da Alemanha, e mesmo fora dela. A resposta do Papa à situação foi uma bula (ordem papal), ameaçando Lutero de excomunhão, caso não se retratasse. Em protesto, ele queimou publicamente a Bula e foi excomungado em janeiro de 1521. Em junho de 1525, Lutero casou-se com Catarina de Bora, uma ex-freira. Os dois tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados. Também escreveu hinos para a Igreja. Parte de suas obras estão publicadas em diversas línguas modernas.

Lutero faleceu de derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal, Eisleben. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses. 

Fonte: Livro dos Mártires Cristãos

A Igreja Reformada Presbiteriana em Maricá, fica na rua Alvares de Castro, 397, galeria ao lado da gráfica GBN designer, próximo a prefeitura de Maricá. 


Editado por Marllon Leysson