segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Fim do Fies? Alunos temem ficar sem estudar em 2017

Universidades ainda não receberam o aditamento


 


Estudantes de diversos estados do Brasil começaram a se manifestar sobre o descaso do Programa de Financiamento Estudantil, FIES. Já se passaram 90 dias e as universidades ainda não receberam, alunos estão preocupados com tal situação, onde possivelmente ficarão impedidos de renovar a matrícula em 2017 se o caso não for resolvido.  

A universitária maricaense Shirlei Silva disse que ficaria muito difícil manter a mensalidade de R$750,00  da faculdade, "sem o FIES não dá". 

Sabemos que a vida financeira do universitário não é tão fácil, além das mensalidades tem: os livros, trabalhos, passagem, impressão de artigos, lanche, entre outros.

Com a crise financeira instalada do país, há rumores de que não haverá Fies para novos alunos.


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou carta ao presidente da República, Michel Temer, sugerindo a ele a edição de medida provisória liberando recursos imediatos para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Renan justifica que a sessão do Congresso Nacional de quarta-feira (5) não conseguiu apreciar todos os vetos na fila de votação para desobstruir a pauta e poder votar o projeto de crédito suplementar de R$ 1,1 bilhão para o Ministério da Educação. Renan Calheiros argumentou que as dificuldades enfrentadas por 2 milhões de estudantes que dependem do Fies para continuar pagando as mensalidades dos seus cursos justificam a relevância e a urgência da medida provisória. A reportagem é de Hérica Christian, da Rádio Senado.






Fontes
http://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2016/10/renan-sugere-a-temer-editar-mp-para-liberar-recursos-para-o-fies
Por Marllon Leyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário